Crônica - O DOM DE ESCREVER

Querido leitor.


Não são muitas as pessoas que tem o dom de escrever, não são todos os amantes da escrita que são peritos em linguagem, ou que não tem certa dificuldade na hora de montar um bom texto, não é mesmo?


Principalmente na língua portuguesa que é cheia de regras por causa da origem das palavras que não é nossa. Algumas de nossas palavras tem origem no latim, outras vem do espanhol, outras ainda, originam-se do inglês, do francês... São inúmeras as fontes e grande a influência cultural que originou nosso vocabulário.

E o estudo que foi feito das palavras da língua portuguesa é chamado de ETIMOLOGIA. 

A palavra etimologia, vem do grego étumos (real, verdadeiro) + logos (estudo, descrição, relato) e significa hoje o estudo científico da origem e da história de palavras.


Etimologia é a parte da gramática que estuda a história ou origem das palavras e da explicação do significado das palavras através de seus elementos (morfemas). Estuda a composição dos vocábulos e a sua evolução.

Mas não é para isso que estou fazendo essa reflexão. 


Gostaria de deixar uma dica muito importante para quem quer se aprofundar na própria linguagem, para quem quer aprender a ler e a escrever corretamente. E não é nada sobre regras ortográficas, ou sobre regularidades ou irregularidades verbais.

É uma dica simples e fácil. 
Uma dica que funciona mesmo! Mas ao longo do tempo... Por isso é preciso paciência e determinação...

Estou falando de LEITURA! 
Leia bons livros! Vivencie histórias através das páginas de um livro, incansavelmente. Não precisa nem prestar tanta atenção em como se escreve cada palavra. Seu cérebro vai registrar a ortografia corretamente, conforme a leitura for se repetindo no seu dia a dia.

Aproveite qualquer tempo que sobrar do seu dia para ler, nem que seja apenas vinte minutos. Se for uma leitura regular, com certeza, valerá a pena e você notará logo os benefícios.

Vale a leitura de qualquer livro, existem milhares de ótimas modalidades. Eu sou muito fã de romances e poesias, que é o que gosto de escrever também. Aliás, tenho três livros de poesias publicados pelo site Clube dos Autores. Vou deixar o nome de cada um com o endereço para quem quiser adquirir.
Boa leitura! 

Com carinho

Katia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Clique SEGUIR, seja um seguidor do blog e comente!

AnunciAd