quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

VOCÊ SABE QUAL É O MELHOR TIPO DE YOGA PARA VOCÊ

 




Os vários tipos de yoga, à primeira vista, podem despertar muitas dúvidas em quem tem interesse em praticar. Afinal, qual é a melhor técnica? Porque existem tantas? Qual técnica se parece mais comigo? Estas são perguntas comuns, principalmente entre iniciantes.
 
 

Mas a verdade é que não existe um estilo melhor que o outro. O que irá determinar o melhor será a sua afinidade com determinado estilo! Por exemplo, existem tipos de Yoga que exploram mais a prática física, a força e a disciplina como o Ashtanga Vinyasa. 

Há também modalidades que possuem meditação aliada às posturas, como o Hatha Yoga. Mas vale lembrar, entretanto, que  tudo é Yoga e todas essas modalidades alinham e te ajudam a ter mais consciência corporal, equilíbrio físico e principalmente o equilíbrio entre o corpo, a mente e o espírito.


Porém, durante sua longa existência, o Yoga foi sendo reinventado e cada vez mais explorado.
Muitos professores e grandes mestres contemporâneos do Yoga, também profissionais da educação física, da fisioterapia, e trabalhadores da área da saúde em geral, foram adequando e aperfeiçoando ainda mais essa técnica milenar e tornando ela ainda mais poderosa.
Então, a partir daí surgiram diversos tipos de Yoga, ou seja, vertentes com focos específicos e práticas particulares – mas toda é claro, com a mesma origem.

 
Para muitas pessoas (e confesso que muitas vezes até para mim), o Yoga é um refúgio do caos, um refúgio das nossas vidas ocupadas…
O Yoga desenvolve a consciência interior. Ele concentra sua atenção nas habilidades do seu corpo no momento presente, ajuda a desenvolver a respiração, a força da mente e do corpo.
Portanto não importa qual você irá escolher, tenho certeza que você irá aproveitar todos os benefícios de cada técnica.

 

 

PRINCIPAIS ESTILOS DE YOGA E COMO FUNCIONAM:


Hatha Yoga
A palavra sânscrita Hatha é composta de duas sílabas, “Ha” significa sol e “Tha” significa lua. Refere aos dois principais canais de energia que o yoga busca equilibrar.
Os asanas (posturas de yoga) praticados durante as aulas de Hatha Yoga, nascem das posturas de meditação e, sendo assim, todos devem ser praticados meditativamente.
Permanecemos em cada postura por um longo tempo, ouvindo o corpo, dando a oportunidade dele se acalmar e aproveitar os benefícios da prática.
Além disso, a respiração é utilizada para entrar e sair de cada postura, usando como regra geral  a expansão do peito na inspiração e o fechamento com a expiração.
As posturas de Hatha Yoga relaxam, alongam e fortalecem os músculos do corpo; mantém a coluna, as articulações e, em geral, realiza uma ação rejuvenescedora no sistema muscular e esquelético.


Vinyasa Yoga
É um estilo dinâmico e esportivo de Yoga que geralmente é ensinado de forma fluida, com os praticantes se movendo através de diferentes sequências de posturas.
Muitos instrutores de  Vinyasa Yoga dizem que a prática funciona como uma coreografia de dança, porque uma postura desencadeia em outra dentro de uma sequência!
E como as posturas são ligadas uma à outra, fica muito mais dinâmico e rápido, porque o tempo que a pessoa fica na postura é bem menor. No Hatha Yoga, por exemplo, não tem obrigatoriedade de uma postura estar ligada à outra.
Por consequência, o Vinyasa Yoga trata-se de uma prática muito aeróbica, e muitas pessoas acabam procurando essa técnica com um objetivo de emagrecer e definir os músculos – mesmo que esse não seja o objetivo da prática, é algo que inevitavelmente acaba acontecendo.
Por isso, a modalidade não é a mais recomendada para iniciantes já que, para acompanhar a aula, é preciso conhecer bem cada postura.
Porém existem muitos profissionais que adaptam as aulas para que essa modalidade possa ser praticada por iniciantes e pessoas de todas as idades! O ideal é conversar bem com o instrutor, tá bom?

Iyengar Yoga
Iyengar Yoga é um método baseado nos ensinamentos do guru B. K. S. Iyengar é também – assim como os dois últimos métodos que eu mostrei – uma das metodologias da prática de yoga com maior número de adeptos em todo o mundo.
O método também se diferencia das outras modalidades por incentivar o uso de materiais externos durante a prática dos asanas, possibilitando que determinados obstáculos possam ser vencidos.
Esses materiais são chamado de “props” (apoios) funcionam como “professores assistentes”, são bloquinhos, almofadas, cintos, pranchas e cadeiras que auxiliam a entrada nas posturas respeitando os limites individuais ao mesmo tempo que extraem o alinhamento e equilíbrio necessários dos praticantes.
Isso faz com que o Iyengar Yoga seja uma prática não só para os habituados às atividades esportivas, mas também para pessoas com restrições físicas como lesões e problemas posturais ou sedentários.

Yoga Restaurativa
É uma técnica muito comum nos países orientais, mas pouco explorada por aqui. O Yoga Restaurativa nada mais é que uma técnica focada em restaurar.
Restaurar as articulações, os músculos, os tecidos e órgãos em geral, ossos e também restaurar a mente e o espírito.
É uma prática que traz o essencial de todas as três maiores prática de yoga do mundo e é por isso que ela é tão especial, pois ela pode ser praticada por todas as pessoas, mesmo que sintam dor – afinal, o objetivo é que você pare de sentir elas e restaure o seu corpo.
Afinal, foi quando eu coloquei o Yoga nos meus dias, que a minha vida começou a mudar e é isso que me motiva a estar compartilhando tudo o que eu sei através das minhas redes sociais.
Eu aprendi essa técnica e deixei de sentir tantas dores no corpo, porque experimentei e adotei como atividade física. Estou amando e minhas dores realmente diminuíram bastante!
Logo vou fazer postagens no Youtube com a prática! Corre lá!

Youtube


ADOLESCENTES - SOMOS TÃO JOVENS!

Querido leitor. Sabe aqueles dias que a gente fica se perguntando onde foi parar o tempo? Onde estão os dias que faltavam para pa...